O diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Fernando Araújo, anunciou a criação de um grupo de trabalho para estudar a criação de uma Unidade de Local Saúde (ULS) em Guimarães. O presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança e os vereadores da oposição (PSD/CDS) têm receio que isto possa resultar numa perda de centralidade para o Hospital Senhora da Oliveira e apontam o exemplo da Unidade de Hemodinâmica, cuja inauguração já foi adiada várias vezes.
Corpo do artigo
A questão foi levantada pela vereação social-democrata, esta quinta-feira, na reunião do executivo camarário. "Os objetivos anunciados para a criação de uma ULS são ganhos de eficiência na gestão dos serviços de saúde e uma melhor prestação de cuidados, ninguém tem razões para estar contra isto", afirmou o vereador Ricardo Araújo.
O autarca acrescentou ainda que "o Município tem de seguir de perto esta reorganização, pelo impacto que terá na vida dos vimaranenses".
A crítica prende-se com o facto de o Município não estar representado no grupo de trabalho criado para elaborar o plano de negócio para esta ULS. "Anuncia-se uma reorganização, isto pode significar a perda de centralidade dos serviços de Guimarães face aos de Braga", alerta.
"Quando o Hospital de Braga entrou em rotura, foi o de Guimarães que foi em seu auxílio
Ricardo Araújo relaciona esta situação com a Unidade de Hemodinâmica "que já teve abertura anunciada para o verão, pela ex-ministra Marta Temido, para novembro, pelo primeiro-ministro e que, agora, o diretor executivo do SNS diz que abre em março".
Já Domingos Bragança, presidente da Câmara, destacou que também está preocupado relativamente à possível subalternização do Hospital de Guimarães face a Braga, com a criação da ULS.
"Quando o Hospital de Braga entrou em rotura, foi o de Guimarães que foi em seu auxílio. Gostaram muito dos nossos serviços e eu sinto que, agora, pensam que, já que são tão bons, deviam ficar lá", aponta.
Relativamente à Unidade de Hemodinâmica, o autarca afirmou que o que lhe foi dito pelo presidente do conselho de administração do Hospital que os profissionais estão em formação, pelo que acredita que arrancará em março.