Já no próximo ano letivo, CESPU lança a Health Business School, que ficará nas antigas instalações do seminário do Verbo Divino.
Corpo do artigo
Formação A CESPU - Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, vai abrir, no próximo ano letivo, a Health Business School (escola de gestão em saúde), que funcionará nas antigas instalações do seminário do Verbo Divino, em Guimarães. Inicialmente, deverá ter duas licenciaturas – Gestão e Administração em Saúde e Saúde Pública – e várias pós-graduações, assim como um MBA (master in business administration). Este novo polo da CESPU vai ficar sediado num espaço partilhado com a Universidade do Minho e com a Unidade de Saúde do Alto Ave (ULS Alto Ave), no âmbito da Aliança Universitária para o Desenvolvimento e Inovação em Saúde (AUDIS).
A CESPU, através do Instituto Universitário de Ciências da Saúde (Paredes) e do Instituto Politécnico de Saúde do Norte (Paredes, Famalicão e Penafiel) oferece todos os cursos em saúde, com exceção de Medicina. Com o lançamento da Health Business School, em Guimarães, diz pretender “ir além da formação de profissionais cuidadores”, porque, salienta o presidente, António Almeida Dias, “sabemos que os sistemas são compostos por outras funções indispensáveis de gestão e administração”. “Até agora, estes profissionais têm vindo de outras áreas e vão sendo formados em contexto de trabalho”, refere.
Na Health Business School, a CESPU vai ser pioneira no lançamento do primeiro curso de licenciatura em Saúde Pública do país, que resulta de uma parceria com o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) e já está aprovado. “Estamos apenas a pedir a deslocação do curso para as instalações de Guimarães, uma vez que quando foi aprovado, este polo ainda não existia. Esperamos arrancar já no próximo ano letivo”, refere António Almeida Dias.
Muitas oportunidades
Para o presidente (médico de formação), “este é um curso para o qual existirão muitas oportunidades no futuro, nas câmaras municipais e nos centros de saúde”. António Almeida Dias justifica este vaticínio com o facto de Portugal ser o único país da União Europeia que não tem uma formação específica nesta área.
A outra licenciatura também na calha para arrancar em Guimarães é a de Gestão e Administração em Saúde, neste caso, em parceria com a Universidade Portucalense e carecendo também de autorização de transferência para as instalações do Verbo Divino.
Um dos objetivos é a qualificação dos profissionais das instituições de saúde da região, desde logo a ULS Alto Ave que, a par com a Universidade do Minho, faz parte da AUDIS. No âmbito desta aliança, a UMinho vai instalar, no primeiro andar do mesmo edifício, o seu Laboratório Associado de Sistemas Inteligentes e a ULS Alto Ave vai centralizar ali o Centro de Simulação Médica.
Além das licenciaturas, a Health Business School vai ter vários cursos de pós-graduação.