Deverá ser construído um novo edifício para acolher as aulas teóricas, junto ao Pavilhão Multiusos.
Corpo do artigo
A partir do próximo ano letivo, o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) vai passar a oferecer um curso superior de Desporto, com sede na Cidade Berço. As aulas práticas deverão funcionar nas diversas instalações desportivas municipais, geridas pela Tempo Livre, como o complexo de piscinas, Pavilhão Multiusos e Pista de Atletismo Gémeos Castro.
Esta licenciatura será a primeira nesta área científica no distrito de Braga, uma vez que a Universidade do Minho não tem esta oferta. Até agora, para os alunos que queriam seguir Desporto, a oferta mais próxima, no ensino público, era na Universidade do Porto.
A forma de funcionamento deste novo curso e a sua integração com as atividades existentes nos diversos equipamentos municipais ainda está a ser estudada pela Câmara Municipal de Guimarães e pelo IPCA. No próximo ano letivo, os primeiros alunos deverão ter as aulas teórica em instalações provisórias. No futuro, deverá ser construído um edifício dedicado, em terrenos contíguos ao Pavilhão Multiusos, para acolher a componente teórica deste curso.
Curso diferente
A licenciatura em Desporto do IPCA estará integrada na Escola Superior de Desporto, Bem-Estar e Sistemas Biomédicos (ESDBESB), criada em 2021 e que, até agora, não tinha oferta educativa. Para a componente prática, o IPCA vai socorrer-se de uma parceria com o Município para utilizar um conjunto de instalações que se encontram numa área que já é conhecida como Cidade Desportiva: Multiusos, complexo de piscinas, com ginásio, salas de aulas de grupo e de artes marciais e Pista de Atletismo Gémeos Castro, com campo relvado.
Segundo elementos envolvidos no processo de criação do curso, este será distinto de outras formações já existentes por envolver a componente de bem-estar, mas, principalmente, pela formação na área de sistemas biomédicos.
Com a Escola-Hotel que se encontra em construção na Quinta do Costeado, a poucas centenas de metros do Pavilhão Multiusos, o IPCA vai criar um pequeno campus universitário nesta zona da cidade. A ideia é que os alunos dos dois cursos possam partilhar algumas infraestruturas, como por exemplo os bares ou as cantinas.
Saber mais
Capital Europeia do Desporto
Guimarães foi a primeira cidade portuguesa a ser distinguida como Capital Europeia do Desporto, em 2013. Nesse ano, a cidade organizou mais de 500 eventos e introduziu novas modalidades que perduraram, como o râguebi e a ginástica.
Cidade Desportiva
Numa área de poucas centenas de metros, a cidade de Guimarães concentrou uma pista de atletismo com campo relvado e bancada, um complexo de piscinas interiores e exteriores, com ginásio, um multiusos e um parque urbano com acesso à ecopista.