Um projeto-piloto de abastecimento de hidrogénio para veículos vai ser montado nas instalações da Transportes Vale do Ave, empresa detentora da Guimabus que tem a concessão do transporte público rodoviário no concelho.
Corpo do artigo
O anúncio foi feito durante a conferência “Construir uma economia netzero: o contributo das políticas públicas e privadas”, que se realizou esta segunda-feira, no Teatro Jordão, integrada no mês dedicado à economia pela Câmara Municipal de Guimarães.
O presidente da Câmara, Domingos Bragança, destacou esta solução como forma de fazer a transição energética. O autarca já tinha revelado a intenção de criar uma frota de autocarros para os transportes municipais a hidrogénio, durante uma visita a Hellonext, na presença de responsáveis da Guimabus, em julho. Recorde-se que Guimarães é uma das cidades escolhidas pela União Europeia para a “Missão Cidades”, cujo objetivo é atingir a neutralidade climática, em 2030, antecipando as metas estabelecidas para 2050.
A Hellonext, marca do Grupo Petrotec, é o maior produtor europeu de equipamentos para postos de combustível e tem instalações na zona industrial de Ponte, em Guimarães. No segmento da mobilidade sustentável, a empresa disponibiliza soluções no domínio do carregamento de veículos elétricos e do abastecimento de hidrogénio. “A ideia [do projeto-piloto] é mostrar a Guimarães e ao mundo que esta é uma solução segura”, afirma Ricardo Esteves, da Hellonext. “Temos uma solução pronta para exportar para outros mercados”, acrescenta.