
Serviço de transporte em autocarros no "réveillon", extraordinário e gratuito, será assegurado pela Guimabus
Foto: Rui Dias
Não vai ser preciso ir de carro para ver HMB, Mete Cá Sets, Fernando Alvim e o espetáculo pirotécnico da última noite de 2025, na Cidade Berço.
A Câmara de Guimarães vai disponibilizar transporte público gratuito na noite da passagem de ano. De acordo com a autarquia "o objetivo é promover uma celebração mais segura, acessível e sustentável, ao incentivar a redução do uso da viatura individual e da pegada carbónica no centro urbano". Além da Guimabus, também a Vitrusbus, com o serviço de transporte a pedido, estará envolvida neste esforço para fazer com que as pessoas deixem os carros em casa ou nos parques periféricos.
O serviço de transporte em autocarros no "réveillon", extraordinário e gratuito, será assegurado pela Guimabus, com horários e percursos adaptados à noite festiva. Estarão disponíveis seis linhas, em funcionamento entre as 21 horas do dia 31 de dezembro e as 3 horas do dia 1 de janeiro:
- Taipas/Ponte, pela EN 101, com partidas e chegadas na Avenida São Gonçalo (junto ao Centro Comercial Triângulo);
- São Torcato, pela EN 207-4, com partidas e chegadas na Avenida São Gonçalo (junto ao Centro Comercial Triângulo);
- Moreira de Cónegos (Igreja)/Nespereira, pela EN 105, com partidas e chegadas no Campo da Feira;
- Serzedelo/Pevidém, pela EN 310, com partidas e chegadas na Avenida São Gonçalo (junto ao Centro Comercial Triângulo);
- Ronfe/Brito (com passagem pela Feira de Brito), pela EN 206, com partidas e chegadas na Avenida São Gonçalo (junto ao Centro Comercial Triângulo);
- Urgezes/Abação/Tabuadelo/Pinheiro, pelo percurso da Linha 014 da Guimabus, com partidas e chegadas no Campo da Feira.
Nesta noite, o serviço de Transporte Flexível da Vitrus Ambiente (Vitrusbus) também terá horários prolongados até às 2 horas do dia 1 de janeiro. Além disso, o circuito provisório Pisca - Creixomil terá uma interrupção no dia 31 de dezembro, entre as 20.30 e as 22.30 horas.
A autarquia destaca que estas medidas visam facilitar o acesso à cidade, promover a utilização de parques de estacionamento periféricos e reduzir a circulação automóvel no centro urbano, numa noite em que se prevê uma elevada afluência de pessoas.
O programa da passagem de ano em Guimarães, começa às 22.30 - com HMB, Mete Cá Sets, Fernando Alvim e um espetáculo pirotécnico -, e vai implicar condicionamentos à circulação rodoviária no Largo do Toural e nos arruamentos adjacentes, com impactos diretos na fluidez do tráfego e na capacidade de estacionamento em toda a cidade.

