
Projeto passou pelo Centro Social de Fonte da Moura
Foto: André Rolo
Há 24 anos que o programa Sorriso Feliz ajuda os mais novos a tratarem dos dentes, prevenindo patologias orais. O projeto, da Legião da Boa Vontade, visita escolas e associações no Porto, em Coimbra e em Lisboa, onde realiza sessões didáticas, orientações de higiene oral e rastreios gratuitos.
Corpo do artigo
No Grande Porto, a organização mantém parcerias com escolas públicas, associações e instituições, prestando apoio a cerca de 350 crianças. "Em casos em que seja necessário tratamento, temos parcerias com clínicas solidárias que o realizam de forma gratuita", aponta Cristiana Macedo, higienista oral do projeto.
A iniciativa, que comemorou recentemente o aniversário, passou pelo Centro Social de Fonte da Moura, para uma ação de promoção da saúde oral. Cristiana Macedo pediu às crianças que falassem sobre os seus hábitos de higiene e, depois, explicou de forma simples como e quando devem cuidar dos dentes. A mascote do programa, o "Crocodente", ajudou os mais novos a perceber como o fazer corretamente, servindo de modelo para as crianças praticarem a escovagem.
Foi também desenvolvida uma atividade interativa com um conjunto de alimentos de brincar. As crianças foram desafiadas a distinguir quais eram os mais saudáveis para os dentes e quais devem ser evitados, colocando cada alimento no "dente bom" ou no "dente mau".
Cristiana Macedo contou que o programa surgiu como resposta às necessidades existentes em Portugal a nível da saúde oral. Explicou que há crianças que, por receio de ir ao dentista ou por falta de acesso a cuidados de saúde, acabam por apresentar patologias orais. Para prevenir essas situações, além das sessões e rastreios, o Sorriso Feliz também promove reuniões com os pais para sensibilizar sobre a importância da saúde oral e as crianças têm escovas de dentes na escola para realizar escovagens diárias orientadas pelos educadores, explicou.
As parcerias são realizadas através de contactos telefónicos ou por e-mail e são posteriormente avaliadas pela LBV. Antes da implementação do Sorriso Feliz, é verificado se são cumpridos determinados critérios, uma vez que o serviço é destinado, sobretudo, a populações mais vulneráveis. Todos os serviços disponibilizados são gratuitos, desde as sessões educativas aos rastreios e encaminhamentos para tratamento.
