O pavilhão desportivo da Universidade do Minho (UMinho), em Gualtar, Braga, vai receber, entre esta terça e esta quarta-feira, cerca de 70 empresas com mais de 600 ofertas de trabalho e estágios na feira de emprego "Start Point Summit". O evento conta, também, com conferências, entrevistas rápidas, workshops e um concurso para premiar as melhores ideias de negócio.
Corpo do artigo
"O primeiro ponto relevante é que juntamos cerca de 600 vagas de emprego de variadas empresas e áreas e simplificamos o caminho para os nossos estudantes", considera o presidente da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), Duarte Lopes, acrescentando que a iniciativa, que vai na 14.ª edição, "promove o empreendedorismo" e tem, ainda, "uma vertente de formação para preparar melhor os estudantes para a entrada no mercado de trabalho".
Segundo o dirigente associativo, as empresas de tecnologia e inovação são, "inevitavelmente", as que mais se destacam nesta edição do evento. Duarte Lopes admite que a procura de talentos nestas áreas é, também, reflexo da oferta educativa da UMinho.
"É muito relevante o número de estudantes que sai desta área. A Escola de Engenharia tem quase oito mil estudantes, o que acaba por ser mais de um terço do total de estudantes da universidade. É natural que venham procurar essa massa crítica", justifica.
O interesse dos empresários é tanto que, em agosto, adianta Duarte Lopes, as inscrições tiveram de ser fechadas.
ínhamos uma lista de espera, mesmo com um custo associado à participação das empresas
"Foi o ano em que esgotamos mais cedo a nossa capacidade. Tínhamos uma lista de espera, mesmo com um custo associado à participação das empresas", conta o líder académico, sublinhando que, ao nível de visitantes, a expectativa é que se ultrapassem os números do ano passado, em que receberam 1200 pessoas.
A feira vai decorrer entre as 9.30 horas e as 17 horas e, além dos estudantes, é aberta a desempregados ou empreendedores. Neste último caso, o evento conta com um programa em que os estudantes foram convidados a apresentar ideias de negócio. Depois de amanhã, um júri vai votar nas melhores propostas no "Startup your point", às 14 horas.
Para os dois dias da feira, a AAUM garante transporte de autocarro entre Braga e Guimarães, cidade onde está localizado o campus de Azurém