Há cada vez mais peregrinos a iniciarem em Braga um dos cinco Caminhos de Santiago de Compostela. Em 2022, foram mais 474 romeiros que em 2019 (antes da fase pandemia), “o que representa em termos percentuais um aumento de 60,5%”.
Corpo do artigo
“Da informação estatística da Oficina do Peregrino, em Santiago de Compostela, sobre a procedência dos peregrinos, aferimos que cada vez mais peregrinos iniciam o Caminho em Braga, em especial os Caminhos de Torres e o Central por Braga”, referiu António Barroso, adjunto do presidente da Câmara Municipal de Braga para o Turismo.
O adjunto confirmou ainda a abertura de um Albergue de Peregrinos na freguesia de Santiago da Cividade, no centro da cidade de Braga, em breve.
António Barroso explicou que, “se excluirmos os anos 2020 e 2021, em que houve restrições da crise pandémica e consequente diminuição de peregrinos em todos os Caminhos de Santiago, a evolução do número de saídas de Braga é extremamente positiva", o que também traz "ainda mais responsabilidades”.
O elemento do Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara Municipal de Braga salienta que, a partir da cidade, os peregrinos podem seguir cinco Caminhos: Torres, Central por Braga, Geira e Arrieiros, Minhoto Ribeiro e São Rosendo.
“Também há cada vez mais peregrinos a escolher o Caminho da Geira e dos Arrieiros, que passa pelo Gerês, para chegarem a Santiago de Compostela", realça ainda António Barroso, admitindo que, nesse local, "o crescimento foi mais acentuado em 2022".