Celebrações do 91.º aniversário prolongam-se até ao próximo domingo e incluem vários espetáculos.
Corpo do artigo
Janeiro está inscrito na programação cultural do Porto como o mês da celebração do aniversário do Teatro Rivoli. Esta sexta-feira a instituição celebra 91 anos e, como conta a diretora artística, Cristina Planas Leitão, "a festa é mais reduzida do que nos 90 anos e está toda concentrada dentro do teatro".
A data exata de abertura do Rivoli é comemorada na sexta-feira, mas a programação arranca já esta quarta-feira. Planas Leitão não tem dúvidas: para quem quer assistir ao melhor da festa "o dia ideal é sábado".
Ainda assim, são cinco dias de um programa totalmente gratuito, sendo os primeiros dias dedicados ao público escolar. No arranque das celebrações há a partir de hoje, e com récitas diárias, o espetáculo "Como um carrossel", do Teatro de Marionetas do Porto (TMP). A companhia portuense comemora 35 anos, sendo "um entusiasmo redobrado juntar as comemorações de duas estruturas da cidade", explica a diretora, Isabel Barros.
Sábado, "Um dia incrível"
Para a festa, o TMP leva uma obra de 2006 de João Paulo Seara Cardoso, agora revisitada pela diretora artística, com "algumas mudanças nas personagens e uma versão que inclui dança e língua gestual portuguesa".
A génese é a mesma. O texto escrito pelo fundador do Teatro de Marionetas do Porto, falecido em 2010. "Achei que valia a pena voltar, mas desta vez com uma menina que faz uma viagem de crescimento e com muitas questões. A partir daqui, de pergunta em pergunta e de resposta em resposta, vai avançando. Esteticamente a proposta é muito diferente, quer nas marionetas, e também na animação 3D, e com a presença da língua gestual, que também tem uma plasticidade muito interessante. A acessibilidade para todos os públicos é cada vez mais uma preocupação", garante Isabel Barros.
"Como um carrossel" tem quatro récitas exclusivas para escolas, todas esgotadas. Cristina Planas Leitão conta que "tem havido muita procura do público escolar". No fim de semana, o espetáculo é aberto ao público em geral (sábado, às 16 horas e domingo, às 15 horas).
"Sábado é um dia incrível, porque há a hipótese de ver quatro opções combinadas. Este é um dia ideal para toda a família ficar, para começar podem ver o Teatro de Marionetas do Porto (16 horas); o lançamento dos Cadernos do Rivoli, que será feita de forma performática (18 horas); o espetáculo da companhia Rosas, de Anne Teresa De Keersmaeker, que regressa finalmente depois de ter sido apresentada apenas online (21.30 horas, mas tem também uma récita sexta-feira); e o espetáculo "Trypas coração" (23.30 horas)", escolheu Cristina Planas Leitão.
No domingo, haverá também o espetáculo da Sonoscopia, às 17 horas, no grande auditório. O acesso aos espetáculos de Anne Teresa De Keersmaeker, Rosas; Teatro de Marionetas do Porto e Sonoscopia é gratuito, mediante levantamento de bilhete (máximo de dois por pessoa), nos próprios dias das sessões, a partir das 10 horas, na bilheteira do Rivoli e na BOL.