Além do lar de dependentes Dra. Leonor Beleza, que regista 17 utentes e 21 funcionários com Covid-19, a Santa Casa da Misericórdia de Santo Tirso anunciou esta segunda-feira que também o lar Luiz Andrade, que acolhe 68 idosos, tem casos positivos de coronavírus.
Corpo do artigo
12024314
Nesta última estrutura residencial foram detetados três utentes e dois colaboradores infetados, revela, em comunicado, a Misericórdia, que na terça-feira vai fazer "testes a todos os colaboradores" desse lar. Os idosos serão testados posteriormente.
Os dois óbitos de utentes do Leonor Beleza registados entre o fim de semana e segunda-feira, "após agravamento súbito da situação clínica", não estão a ser atribuídos à Covid-19 por não terem sido realizados testes ao novo coronavírus a esses utentes.
Nesta estrutura, que acolhe pessoas com elevado grau de dependência entre os 40 e os 90 anos, registou-se um óbito de um utente por Covid-19, uma mulher de 85 anos que faleceu na passada semana no Hospital de S. João.
Dos 17 utentes infetados no lar Leonor Beleza, dois estão hospitalizados. Na sexta-feira, após a Câmara de Santo Tirso ter assegurado a disponibilização de testes à instituição, foram testados 40 utentes. Durante o dia de terça-feira serão realizados testes aos restantes 35, assim como aos colaboradores que ainda não foram testados.
A Casa de Repouso de Real, onde "não há registo de casos de Covid-19", perdeu uma utente que "se encontrava hospitalizada desde 27 de março, por traumatismo, tendo vindo a falecer ao início da tarde de hoje devido a complicação por infeção Covid-19 após cirurgia", adianta ainda a Misericórdia, no mesmo comunicado, esclarecendo, contudo, que a idosa, na casa dos 70 anos, "não se encontrava na instituição à data da infeção".