É inaugurada oficialmente na quinta-feira, às 10 horas, a Escadaria Cucamacuca, em Valongo. São 755 degraus, um quilómetro e meio sempre a subir para chegar ao topo da Serra de Santa Justa.
Corpo do artigo
"Este equipamento de lazer facilita a circulação pedonal, através de passadiços e escadarias em estruturas de madeira elevadas e apoiadas no solo. Além de proporcionar um acesso seguro e confortável até ao topo da serra de Santa Justa, outrora designada por Cucamacuca, permite simultaneamente observar e preservar o seu importante património histórico e natural", explica a Câmara de Valongo.
"Integrada no Parque das Serras do Porto, a Escadaria Cucamacuca foi construída com o propósito de criar oportunidades de mobilidade sustentável e áreas de lazer, aumentando a proximidade da comunidade com a Natureza e a vida ao ar livre", acrescenta.
A escadaria é de acesso livre e assume-se como "mais uma peça fundamental do projeto Valongo in Outdoor, que também inclui o Circuito da Contemplação com tronos e baloiços romanos e uma rede de equipamentos desportivos em contacto com a Natureza - Centro de BTT, Centro de Trail Running, Centro de Percursos Equestres e Centro de Escalada".
O investimento total ultrapassou os 985 mil euros, que incluir a construção da escadaria em madeira (795,5 mil euros), a construção do parque de estacionamento (148,5 mil euros), e a colocação de sinalética e informação pedagógica ao longo do percurso (41,6 mil euros).