Edifício no centro da Maia, devoluto há vários anos, começa a ser reabilitado no próximo mês por empresa de Famalicão.
Corpo do artigo
O antigo tribunal da Maia, em frente ao edifício da Câmara, no centro da cidade, vai ser transformado num prédio de casas de luxo. O empreendimento Domus Maia Center terá 32 apartamentos e dois espaços comerciais no rés do chão. As obras arrancam no próximo mês, devendo ficar prontas no final de 2026.
Somando os valores da aquisição do imóvel e dos trabalhos de construção, trata-se de um investimento de dez milhões de euros que vai transformar um edifício localizado na zona mais nobre da cidade, mas que se encontra devoluto há vários anos. Os serviços do tribunal mudaram de local devido à falta de condições daquelas instalações e, desde então, o imóvel na Praça do Dr. José Vieira de Carvalho encontra-se fechado.
A empresa Bluesteel, de Famalicão, comprou o edifício a um fundo de investimento e avança, agora, com o projeto imobiliário de luxo, recusando-se a revelar o valor de venda das habitações, que estará a cargo de outra empresa do mesmo concelho, a Status Privilege.
O empreendimento vai ocupar uma área de mil metros quadrados. Um imóvel, mais pequeno, será demolido e reconstruído, enquanto o edifício principal, onde funcionava o tribunal, será totalmente reabilitado.
No total, serão construídos 32 apartamentos, áreas de estacionamento e dois espaços comerciais no rés do chão. O projeto prevê 24 habitações de tipologia T2, com área de 100 metros quadrados, seis T1 com 70 metros quadrados e duas “penthouse” T4 com 270 metros quadrados.
Preços indicativos
Tendo em conta o valor médio do metro quadrado na freguesia da Cidade da Maia, que de acordo com o site imobiliário Idealista está nos 2147 euros, o valor das habitações poderá variar entre os 150 mil e os 580 mil euros. No entanto, uma vez que se trata de um empreendimento de gama alta, como é anunciado pela construtora, os preços de venda poderão ser mais elevados.
Até porque, conforme faz questão de assinalar Hélder Gonçalves, CEO da Bluesteel Investimentos, “o Domus Maia Center é um empreendimento de luxo com uma localização de excelência, no centro da Maia, em frente à Câmara Municipal, com tudo o que isso significa em termos de qualidade de vida”.
Tendência crescente
Entre março de 2024 e março deste ano, o preço médio do metro quadrado na freguesia Cidade da Maia, onde se localiza o empreendimento, subiu mais de 2%. Entre fevereiro passado e março, a subida foi ainda mais significativa, 2,8%, o que poderá indiciar que uma tendência crescente do preço das casas no centro da cidade.
Quanto aos dois espaços comerciais incluídos no projeto do Domus Maia Center, um deles terá uma área de 750 metros quadrados e, segundo o promotor, destina-se a uma loja de rua, enquanto o outro terá 100 metros quadrados.