Os habitantes do Lugar de Frades em Portela, Arcos de Valdevez, regressaram esta tarde a suas casas, após terem passado três noites afastados da aldeia devido ao risco de ocorrer um deslizamento de terras.
Corpo do artigo
Numa visita ao terreno, esta manhã, que contou com a participação de especialistas da Universidade do Minho, a Comissão Municipal da Proteção Civil de Arcos de Valdevez constatou que "estão reunidas as condições" para que os moradores voltem a habitar em segurança.
11522378
Vinte e sete pessoas, uma delas acamada, foram retiradas das suas habitações na passada sexta-feira à tarde, face à ameaça de uma enxurrada semelhante à que, em 7 de dezembro de 2000, matou quatro pessoas da aldeia.
Em causa, estavam os níveis elevados de acumulação de água no solo de uma encosta, junto a Frades. "Em atenção ao acumulado, que baixou substancialmente, para cerca de metade, e às condições meteorológicas, que não são para agravar nos próximos dias, a Comissão Municipal de Proteção Civil, com o apoio dos especialistas e do CODIS, considerou-se que as pessoas podiam voltar a casa", declarou o Presidente da Câmara de Arcos de Valdevez, João Esteves, acrescentando: "Vamos continuar a monitorizar a situação e encontrar soluções que permitam minimizar o problema".