Uma aldeia na Póvoa de Lanhoso está transformada, desde esta tarde de domingo, numa mostra gigante de presépios. "Garfe, aldeia dos Presépios" é uma iniciativa que decorre desde 12 anos a esta parte e atrai ao concelho milhares de pessoas.
Corpo do artigo
No total, são 15 presépios trabalhados pelos habitantes de Garfe. "Esta iniciativa, cheia de esforço, trabalho e arte, mostra o pulsar desta pequena comunidade", referiu Luís Fernandes, pároco da freguesia.
Centenas de pessoas envolvem-se todo ano com a construção dos presépios. Desde escuteiros, escolas e jardim infância, grupo folclórico, assim como cada lugar de Garfe apresentam formas da representação do nascimentos de Jesus.
Os presépios são para todos gostos e feitios. Alguns ganham inspiração numa das especialidades da terra, a filigrana, como é o caso do presépio do centro Social de Garfe, e o da igreja paroquial, que acrescenta à filigrana figuras movimentadas.
"Pelas inovações e pelo carinho que as pessoas têm em mostrar aquilo que gostam de fazer vale a pena uma deslocação a Garfe", referiu Manuel Baptista, presidente da câmara.
O programa, que este domingo envolveu uma representação teatral de natal por 40 pessoas de Garfe, engloba ainda animação musical. A mostra está patente até ao dia 6 de janeiro.