A proprietária do helicóptero que se despenhou, esta quarta-feira, em Monchique, informou que o aparelho foi adquirido novo para vistoriar cabos de média e alta tensão, missão em que a empresa já cumpriu mais de dez mil horas de voo.
Corpo do artigo
O acidente aconteceu, esta quarta-feira ao início da tarde, numa zona de difícil acesso, em Vale de Água, causando um morto e dois feridos, no âmbito de um serviço que a tripulação prestava à EDP, mas as causas exatas ainda não são conhecidas, segundo disse à Lusa o comandante operacional distrital.
Em comunicado, a Heliportugal adiantou que o helicóptero acidentado é do modelo EC120 Colibri e que foi adquirido novo à Eurocopter "especialmente para esta missão de vistoria de cabos de média e alta tensão", missão que a empresa assegura "há mais de dez anos, com mais de dez mil horas de voo".
A empresa, que afirma ser a única em Portugal a realizar este trabalho, lamentou o acidente e acrescentou estar a colaborar com as autoridades para tentar apurar as causas do acidente.
Fonte da unidade de Portimão do Centro Hospitalar do Algarve (CHA) confirmou à agência Lusa a entrada de um dos feridos no acidente no serviço de Urgências.
As causas da queda do aparelho deverão agora ser investigadas por inspetores do Instituto Nacional da Aviação Civil (INAC).
O alerta foi dado por trabalhadores que estavam no local e procediam ao corte de madeiras.