<p>Um helicóptero de Socorro e Assistência da Protecção Civil já resgatou o grupo de oito pessoas que se perdeu no Parque Natural Peneda-Gerês, no concelho de Terras do Bouro, informa a Protecção Civil. Os turistas passeavam a pé e perderam-se em consequência do mau tempo que se fez sentir ontem, domingo, numa zona cujo acesso só se faz a pé.</p>
Corpo do artigo
Ao contrário do que foi veiculado esta a manhã, o grupo não era composto apenas por sete pessoas, mas sim sete adultos e uma criança. Os campistas encontram-se já nas instalações dos voluntários de Salto, Montalegre, onde estão a receber uma refeição quente, já que, depois de uma noite na serra, estavam molhados e cheios de frio.
Logo depois, serão encaminhados pelos bombeiros até ao local onde deixaram as suas próprias viaturas.
Durante a manhã, estiveram envolvidos nas buscas 22 bombeiros das corporações de Salto, concelho de Montalegre, Terras de Bouro, concelho de Vieira do Minho, e de Espanha.
As buscas foram realizadas a pé pelos bombeiros e apoiadas por um helicóptero da Protecção Civil, adiantou a mesma fonte.
Sérgio Magalhães explicou que no domingo foi alertado para ajudar um grupo de sete pessoas que se tinha perdido no Gerês, tendo acionado de imediato as buscas.
"Recebemos uma chamada a dizer que havia um grupo de sete pessoas que se tinham perdido Gerês e que era preciso ir ajuda-las porque estavam desorientadas por causa do temporal", disse à Lusa.
Adiantou que os bombeiros tinham as coordenadas GPS do local onde se encontravam os campistas bem como os números de telemóvel o que lhes permitiu manterem-se em contacto enquanto decorriam as operações.
"A dada altura perdemos o contacto e o temporal começou a ser cada vez maior", adiantou Sérgio Magalhães, explicando que apesar de terem encontrado o local não conseguiram localizar o grupo e com o cair da noite suspenderam as buscas.
"Deduzo que tenham andado alguns metros à procura de melhor abrigo", disse, acrescentando que hoje os bombeiros estão novamente a caminho do local.