Hilário Meneses e Miguel Crista, de 40 e 39 anos, foram colegas de escola na infância e agora dão vida à Dupla H&M.
Corpo do artigo
Hilário é um gigante de olhar terno, sorriso fácil e conversador; Miguel é anão, de feitio mais sisudo e reservado. Tinham (quase) tudo para não encontrar afinidades entre eles, não fosse dar-se o caso de ambos gostarem de contar piadas e de rir e fazer rir.
Em crianças, foram colegas na Escola Primária da Cruz de Pau, em Matosinhos, mas cada um seguiu caminhos diferentes: Hilário tornou-se segurança privado e Miguel é rececionista. Mas voltaram a juntar-se três décadas depois, graças aos vídeos de humor que Hilário Meneses começou a divulgar nas redes sociais há cerca de cinco anos. Agora, não param de somar êxitos.
O segurança queria fazer vídeos com um personagem de baixa estatura e lançou o repto em meados de 2021: "Se alguém conhecer um anão, entre em contacto comigo", pediu, num vídeo. Hilário estava, no entanto, longe de imaginar que o apelo iria levá-lo a reencontrar o amigo de infância.
Cumplicidade
A partir daí, tornaram-se inseparáveis e criaram a Dupla H&M, que mora no Facebook . "É uma cumplicidade fora do normal; isto só acontece uma vez na vida", sorri o vigilante.
"O nosso primeiro vídeo foi na feira da Senhora da Hora, e teve 170 mil visualizações", recorda Hilário, que no início teve receio de ferir suscetibilidades, ao fazer piadas com uma pessoa portadora de deficiência. "Não queria chocar o público, nem o Miguel. Queria ter a certeza de que se sentia confiante e ele pôs-me mesmo à vontade", diz. "Sempre brinquei com a minha situação, mas entre amigos, e o meu propósito é mostrar às pessoas que não é pelo facto de ter mobilidade reduzida que tenho de ser um coitadinho ou uma vítima. Isso não me faz mais nem menos do que ninguém; sou capaz de fazer o que os outros fazem. Inclusive, de fazer rir", respondeu Miguel, que nasceu com nanismo diastrófico.
"Faço as piadas, e ele veio dar a luz de que precisava. Tenho a pessoa certa, porque ele é muito expressivo e encarna as personagens. Tem um dom", aplaude Hilário.
A sintonia entre os dois amigos sente-se nos vídeos e espetáculos de stand up comedy que protagonizam regularmente há cerca de meio ano. "Choramos a rir", diz o segurança, que conta com ajuda da namorada, Sara Teixeira, para a gravação dos vídeos.