Um holandês, de 31 anos, foi resgatado de uma zona escarpada da montanha do Pico, nos Açores, a cerca de sete mil pés (mais de dois mil metros) de altitude. O salvamento aconteceu na tarde desta quinta-feira e foi realizado através de um helicóptero EH-101 Merlin, da Força Aérea.
Corpo do artigo
O homem apresentava sinais de desidratação na vertente norte da montanha, conhecida como "Areeiro de Santa Luzia", informa a Força Aérea em comunicado.
O local onde aconteceu o resgate, cerca das 19.30 horas, é de muito difícil acesso, o que impossibilitou qualquer ação por meios terrestres.
Foi o próprio holandês que contactou o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento das Lajes (RCC Lajes), da Força Aérea, e partilhou informações como o seu estado de saúde, tempo de bateria que lhe restava no telemóvel e quantidade de água disponível.
Os Bombeiros da Madalena foram também ativados e o turista viria a ser resgatado e levado para o hospital uma hora depois do alerta.
Para realizar atividades como estas, os montanhistas têm de se registar na Casa de Montanha e levar consigo um geolocalizador, o que não terá acontecido neste caso. O turista terá realizdo a subida sem dar conta dos seus planos.