<p>Um homem de 73 anos ficou ontem ferido depois de ter sido colhido por um touro com mais de 600 quilogramas no primeiro dia das festas de Samora Correia, em Benavente, no distrito de Santarém. A vítima foi transportada para o Hospital de Vila Franca de Xira, mas o seu estado de saúde não inspira cuidados de maior.</p>
Corpo do artigo
Segundo um dos elementos da organização das Festas tauromáquicas de Samora Correia, o acidente aconteceu cerca das 11.30 horas, quando um touro, que participava num encerro investiu sobre uma grade, derrubando-a e colhendo o homem de 73 anos.
O idoso sofreu um traumatismo leve na coluna, tendo sido assistido por uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação de Vila Franca de Xira e posteriormente transportado para o hospital. Fonte do INEM garantiu ao JN que o homem tinha apenas ferimentos ligeiros.
Na mesma manhã, uma jovem de 25 anos sofreu uma crise convulsiva, tendo sido transportada também para o Hospital de Vila Franca de Xira. Estes casos não estão, porém, relacionados e nem a crise aconteceu na sequência de incidentes com os touros.
A organização colocou no largo de Samora Correia várias bancadas para que a população local pudesse assistir ao encerro dos seis touros que ontem desfilaram na vila. A organização terá alertado a população para que não se aproximasse das grades e se mantivesse nas bancadas, como modo de precaução.
Após o acidente, o encerro foi suspenso temporariamente para que as equipas médicas pudessem dar assistência aos feridos, mas foi retomado e mais dois touros foram exibidos no largo principal de Samora Correia.
O touro, o cavalo e o campino são os reis da festas, que se estendem até segunda-feira. A organização espera cerca de 100 mil visitantes.