Um homem de 25 anos foi encontrado carbonizado, na manhã deste sábado, num acampamento em Fornelos, Barcelos.
Corpo do artigo
A vítima, Mariano Garcia, foi encontrada por familiares já durante a manhã, mas o incidente terá acontecido de madrugada.
Ricardo Soares, cunhado da vítima, foi quem alertou as autoridades. "Para mim, o que aconteceu foi que o Mariano terá caído com uma vela. Aqui não tem luz elétrica e como ele andava sempre com problemas de álcool, entre outros, acabou por cair e já não se conseguiu levantar", deu nota o cunhado.
Ricardo Soares mora na Maia e foi alertado para o incidente cerca das 7.30 horas. "O Marcos (um dos cunhados da vítima) ligou-me a dar a notícia. Só quando cheguei aqui é que vi o corpo e alertei as autoridades. Foi eu que chamei os bombeiros", acrescentou.
Mariano, solteiro, morava com os pais e alguns irmãos e cunhados no acampamento. Seriam, de acordo com o presidente da Assembleia de freguesia, Luís Silva "umas 16 pessoas". Mariano Garcia pertencia à única família de etnia cigana que havia resistido no local. A comunidade cigana, a residir na Rua Aldeia de Baixo, já foi, dizia Luís Silva, "muito maior".
O corpo de Mariano Garcia acabou removido ao final da manhã pelos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos e levado para a morgue do Hospital de Barcelos. A GNR de Barcelos e a Polícia Judiciária também estiveram no local.