Um homem de 67 anos desapareceu, ontem, ao final da tarde, quando nadava na Barragem da Marateca, freguesia de Lardosa, em Castelo Branco. Estava acompanhado por familiares, que deram o alerta cerca das 19 horas.
Corpo do artigo
De acordo com João Rodrigues, segundo comandante dos Bombeiros Voluntários de Castelo Branco, as buscas com equipas de mergulhadores foram iniciadas pouco depois, mas acabariam por ser suspensas com o cair da noite, por falta de visibilidade.
Ao que foi possível apurar, o homem estaria acompanhado por duas netas e um homem, que se presume ser genro. Desconhece-se se terá perdido o pé ou se foi vítima de doença súbita, antes de submergir nas águas da barragem.
De acordo com o comandante João Rodrigues, aquele espaço "não está classificado como praia fluvial", mas há o hábito de no verão as pessoas passarem ali dias, para pescarem, nadarem ou simplesmente apanharem um pouco de sol. Ainda assim, esta é uma zona interdita a banhos, proibição muitas vezes ignorada.
"Esta nem é das barragens com águas mais profundas junto à margem", explicou o mesmo responsável, adiantando que as buscas vão ser retomadas hoje.
O sexagenário residia em Lardosa, uma pequena freguesia com menos de mil habitantes, que fica a cerca de 18 quilómetros da sede de concelho, Castelo Branco.
Este foi o segundo caso do dia de um desaparecido em água doce, depois de, pela hora de almoço, um jovem de 16 anos ter deixado de ser visto numa albufeira de Coruche (ver noticiário na página 23). v