<p>Um homem de 60 anos ficou ferido depois de ter sido atacado e mordido por um pitbull, um cão de raça considerada perigosa, em plena rua na Fuseta, Olhão. O homem foi parar ao hospital com ferimentos num braço. O cão, sem açaime, voltou para a casa do dono. </p>
Corpo do artigo
Segundo apurou o JN tudo terá acontecido na noite de segunda-feira quando, por volta das 23.30 horas, um cão pitbull ter-se-á soltado, por questões não esclarecidas, e atacado um outro cão "rafeiro" na Avenida 25 de Abril, na Fuseta, Algarve.
Ao aperceber-se do ataque, o dono do cão rafeiro tentou separar a luta mas não teve sucesso, e foi, também ele, imediatamente atacado pelo pitbull enfurecido que se apresentava sem qualquer açaime como é obrigatório por lei.
O homem acabou por sofrer ferimentos num braço e foi transportado para o Hospital de Faro, tendo apresentado queixa na GNR. O cão, por seu turno, regressou a casa do dono. "Agora aguarda-se que sejam levantados os autos", disse, ao JN, o major Vítor Calado, da GNR de Faro.
O major da GNR confirmou ao JN que o pitbull em causa não cumpria um único requisito legal. "Não está registado na Junta de Freguesia, não tem chip e andava na via pública sem açaime e sem trelas e todas estas situações são expressamente proibidas", sublinhou.
Nos próximos dias, o cão agressor, segundo Vítor Calado, "vai ser encaminhado para o canil municipal para ser posto à disposição de um veterinário municipal que irá determinar o que lhe irá acontecer". O major da GNR disse ao JN que apesar das acções de sensibilização, há muitos cães perigosos no Algarve cuja existência é desconhecida pelas autoridades. Este episódio da Fuseta é apenas mais um a juntar-se à longa lista de ataques de cães perigosos que têm ocorrido nos últimos anos na região algarvia (ver caixa).
Registe-se que este incidente ocorreu quatro dias depois de ter entrada em vigor o novo regime jurídico do decreto-lei 315/2009, de 29 de Outubro, a nova legislação sobre criação, reprodução e detenção de animais perigosos e potencialmente perigosos.