Um homem, com 66 anos, foi encontrado morto na urgência da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra, após ali ter permanecido durante cerca de 12 horas. A ULS confirma a morte do paciente no passado domingo, dia 10 de novembro, e garante que já iniciou processo de averiguação.
Corpo do artigo
José Pais residia em Tábua, uma vila a cerca de 60 quilómetros de Coimbra, e ter-se-á sentido indisposto após ter almoçado míscaros que ele próprio colhera no dia anterior.
Foi ao Centro de Saúde de Tábua no domingo, data do seu aniversário, queixando-se de forte desconforto abdominal e, dali, foi transferido para o Hospital de Coimbra ao início da tarde. A família desconhece o que se passou, sendo certo que manteve o contacto com José Pais, ainda estava ele na triagem.
Segundo a família, citada pela SIC, num dos últimos contactos o hospital terá afirmado que doente teve "alta por abandono", considerando que havia abandonado voluntariamente o serviço de urgência. No entanto, cerca das 4.30 horas, o corpo de José Pais foi encontrado sem vida na cadeira onde se manteve desde que chegara à unidade hospitalar de Coimbra.
ULS já está a averiguar
Em comunicado, a ULS de Combra informa, "com profundo pesar", a morte de "um doente com suspeita de intoxicação por cogumelos, ocorrido na noite de 10 de novembro, no serviço de urgência polivalente dos hospitais da Universidade de Coimbra".
A ULS de Coimbra revelou que já "deu início a um processo de averiguação rigoroso sobre este acontecimento, com o intuito de analisar, detalhadamente, o processo assistencial envolvido". Um procedimento, que visa "assegurar que todos os cuidados foram prestados de acordo com os mais elevados padrões de qualidade e segurança" e garantir a implementação de "eventuais medidas de melhoria, que se revelem necessárias".