Um homem de 65 anos foi encontrado morto em casa no Bairro Santos Nicolau, em Setúbal, mais de um dia depois de ter ligado por três vezes ao 112, mas não ter recebido qualquer auxílio médico.
Corpo do artigo
Rodrigo Assunção, solteiro, morava sozinho no número 47 da Rua D. José Guimarães e Torres e foi encontrado sem vida na tarde de sábado por vizinhos. As autoridades policiais afastaram o cenário de crime inicilamente colocado por existir sangue no chão e por a porta estar aberta.
Ao local acorreram familiares da vítima. O sobrinho, Jorge, consultou o telemóvel do tio e viu que estavam registadas três chamadas feitas na madrugada de sexta-feira pelo tio ao 112, mais de um dia antes de Rodrigo ser encontrado. Todas as chamadas foram atendidas e realizadas entre as 5 e as 6 horas. O conteúdo dos telefonemas é desconhecido, pelo que não se sabe se o INEM chegou a acionar meios de socorro para a casa de Rodrigo.
Ainda na madrugada de sexta-feira, o INEM voltou a ligar para Francisco. Este atendeu uma vez, mas não se sabe o que foi dito. Outras sete chamadas foram feitas pelo INEM, mas o homem de 65 anos não mais atendeu. Estaria já sem vida.
O INEM anunciou já ter determinado "a abertura de um inquérito para averiguar as circunstâncias em que o contacto foi recebido e a forma como esse pedido de socorro foi tratado". Sobre a situação, o INEM "lamenta o desfecho e apresenta sentidas condolências aos familiares da vítima".
A Polícia Judiciária de Setúbal esteve no local após a PSP ter encontrado indícios de crimes. Estes passavam por a porta se encontrar aberta e existir sangue no chão da casa de Rodrigo. Após diligências no local, foi afastado o cenário do crime. O corpo de Francisco foi transportado para o Instituto de Medicina Legal, onde será submetido a autópsia.