Um homem de 73 anos caiu, esta terça-feira de manhã, a um poço com mais de 20 metros de profundidade em Gavião, Famalicão. Foi resgatado com vida pelos Bombeiros Famalicenses depois de duas vizinhas terem pedido socorro.
Corpo do artigo
O homem agarrou-se a uma parte metálica existente dentro do poço, com cerca de sete metros de água, mantendo-se assim à tona, gritando por ajuda.
"Vim cá fora apanhar uma roupa e ouvi-o a chamar pelo meu marido. Pensei que estaria na parte de baixo da casa e estaria a sentir-se mal", contou ao JN Fátima Macedo, vizinha da vítima. "Ele continuava a chamar e dizia 'ai que vou morrer aqui'", acrescentou.
https://d23t0mtz3kds72.cloudfront.net/2019/05/queda_poco_famalicao_14_maio_2019_20190514183412/hls/video.m3u8
Sem conseguir perceber onde estava o homem, Fátima entrou na propriedade do vizinho e viu que o poço estava aberto. Foi nessa altura que se apercebeu que o homem teria caído. "Disse-lhe para ele ter calma e fui a correr chamar uma vizinha para ligar aos bombeiros", notou. Entretanto Inês Araújo chamou socorro e, juntamente com Fátima, tentou acalmar o homem até à chegada dos bombeiros.
"Desceu uma equipa que fez a primeira abordagem, e efetuou-se o resgate para o exterior", adiantou Rui Costa, segundo comandante dos Bombeiros Voluntários Famalicenses, que durante cerca de uma hora e meia realizaram a operação de resgate.
A vítima, considerada ferido grave, foi transportada ao hospital de Braga com uma fratura exposta no tornozelo e em hipotermia.
"Os bombeiros foram excelentes, sempre preocupados, com cuidado a retirá-lo", afirmou Fátima Macedo. "Foi uma grande aflição", acrescentou. "Eu nem sei como me aguentei", corroborou Inês.
No local, estiveram os Bombeiros Famalicenses com três veículos e nove elementos, a VMER de Barcelos e a PSP de Famalicão.