É inaugurado esta sexta-feira o Hospital CUF Trindade, no edifício onde funcionava o hospital da Ordem da Trindade, no Porto, mesmo em frente à estação de metro.
Corpo do artigo
Trata-se de uma pareceria entre a Ordem da Trindade, que cede as instalações, depois de terminada a requalificação do edifício histórico, situado na Rua da Trindade, à CUF, que entra como inquilina, garantindo à população "uma maior proximidade a cuidados diferenciados e de excelência". O hospital já está a funcionar desde anteontem.
Com instalações no Porto, na Estrada da Circunvalação, esta é a primeira unidade hospitalar que a CUF passa a ter no centro da cidade.
Com um investimento de 11 milhões de euros, o Hospital CUF Trindade distribui-se por três pisos de atividade, "incluindo 30 especialidades médicas e cirúrgicas, contando ainda com 16 camas de internamento, três salas de bloco operatório e mais de 30 gabinetes de consultas, exames ou tratamentos", faz saber a CUF através de comunicado.
Por agora, encontram-se a funcionar os serviços de consulta externa e imagiologia, seguindo-se no próximo mês a abertura do internamento, bloco operatório e exames especiais. Já o atendimento médico não programado e o Hospital de Dia Médico e Oncológico só começam a funcionar no primeiro semestre de 2023.
"Fortalecer rede"
Para o presidente da Comissão Executiva da CUF, Rui Diniz, trata-se de um importante projeto para a estratégia de expansão e consolidação da rede CUF que "vem reforçar a proximidade com as populações e aumentar a oferta de cuidados de saúde diferenciados no centro da cidade do Porto, contribuindo, igualmente, para fortalecer a presença da rede CUF a norte do país, colocando-a ao serviço de cada vez mais portugueses".
Já Luís Malafaya Oliveira Sá, provedor da Ordem da Trindade, destaca que o Hospital CUF Trindade "resulta de uma parceria estratégica e do compromisso da Ordem da Trindade em manter o seu desígnio de proporcionar mais e melhor saúde, com infraestruturas atualizadas após obras de requalificação levadas a cabo pela instituição", estando "em linha com a histórica missão de serviço público da Ordem da Trindade".
Reabilitação
A reabilitação do edifício é fruto de um investimento da Ordem da Trindade na ordem dos 12 milhões de euros, cujas obras começaram em fevereiro de 2019. O projeto de arquitetura é do ateliê Architailors, de Carlos Praça e Eduardo Cruz.
Nova unidade
Conta com uma equipa composta por mais de 170 colaboradores, em articulação com o Hospital CUF Porto e o Instituto CUF Porto.
Inauguração
A inauguração do Hospital CUF Trindade acontece esta sexta-feira, pelas 11.30 horas, e conta com as presenças de Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara do Porto, Luís Malafaya Oliveira Sá, provedor da Ordem da Trindade, e Rui Diniz, o presidente da Comissão Executiva da CUF.