<p>Para responder aos dois choques em cadeia que, com poucos minutos de diferença, bloquearam completamente a A25, em Sever do Vouga, foi montada uma gigantesca estrutura de apoio no local. Mais de 250 elementos da protecção civil foram mobilizados.</p>
Corpo do artigo
Desses 250, havia bombeiros, médicos e auxiliares de emergência médica do INEM e GNR, e todos eles tinham responsabilidades: apagar incêndios em viaturas, desencarcerar pessoas, prestar auxílio médico e psicológico às vítimas, remover cadáveres do local e coordenar operações de remoção de viaturas, trabalhos que se estenderam ao longo de várias horas.
Segundo os dados avançados pelo comandante distrital de Operações de Socorro, António Machado, chocaram um total de 56 viaturas, 12 das quais incendiaram-se. Os acidentes, "extremamente graves e de grande violência", como os descreveu António Machado, provocaram cinco mortos e 72 feridos, o que levou o INEM a instalar em plena via duas tendas de apoio médico. O separador central entre as faixas de rodagem foi cortado para permitir que viaturas e pessoas circulassem mais facilmente.
Pelo menos 189 bombeiros e 18 elementos do INEM, apoiados por 64 viaturas, estiveram no local, prestando cuidados e ajudando a evacuar os feridos. A possibilidade de evacuar algumas vítimas por helicóptero ainda foi equacionada, mas o denso nevoeiro não permitiu tal acção. As vítimas foram todas retiradas do local por dezenas de ambulâncias e distribuídas por vários hospitais da região.
A GNR deslocou para o local 62 militares, incluindo dois núcleos de investigação de crimes de acidente de viação, apoiados por 26 viaturas. Além de impedirem a entrada de pessoas estranhas às operações de socorro na área delimitada, foram responsáveis por criar um corredor de circulação automóvel que permitiu socorrer as vítimas e, em simultâneo, indicar alternativas para os outros condutores. De acordo com o major Nélson Couto, do comando territorial de Aveiro, "as condições atmosféricas adversas", nomeadamente nevoeiro e chuva, terão estado na origem dos acidentes.