O Hospital Dr. Francisco Zagalo - Ovar não está a admitir novos doentes, apesar de ter vagas.
Corpo do artigo
A não admissão prende-se com um surto de covid-19 que foi detetado, no serviço de Medicina Interna, durante um rastreio efetuado aos doentes internados e a funcionários, no dia 26 de janeiro. A situação deverá manter-se, pelo menos, até segunda-feira.
Segundo o JN apurou esta sexta-feira, 12 dos 13 utentes internados na Medicina Interna - única enfermaria do Hospital de Ovar - estão infetados com covid-19, o que levou à decisão de não admitir mais ninguém. "A não admissão temporária de novos doentes neste serviço de internamento deve-se à necessidade de gestão correta do risco dos doentes internados e da concomitante falta de médicos, enfermeiros, assistentes operacionais e assistentes técnicos, também SARS-CoV2 positivos ou com covid-19", explicou o Conselho Diretivo do hospital.
Quando o surto na enfermaria foi detetado, para conseguir contê-lo foi necessário, segundo o hospital, utilizar as camas de reserva que estavam destinadas ao "plano de contingência covid/gripe". Além disso, a unidade hospitalar alega que está, atualmente, "na fase de normalização da equipa de recursos humanos (médicos, enfermeiros e assistentes operacionais)".
O Conselho Diretivo adiantou, ainda, que prevê "a retoma da lotação normal" daquela unidade hospitalar, "na próxima segunda-feira". O hospital em questão apenas tem uma enfermaria, não dispõe de serviço de Urgência e as cirurgias que realiza são, maioritariamente, em ambulatório