A Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa (ULS-TS) assegurou a permanência de 35 enfermeiros e 22 técnicos auxiliares de saúde, que tinham sido contratados para o plano de contingência do inverno anterior e que continuarão alocados aos serviços de Medicina Interna e Contingência do Hospital Padre Américo, em Penafiel.
Corpo do artigo
Com esta medida, tomada em articulação com a tutela, “a capacidade de resposta mantém-se”, em dois dos serviços hospitalares com maior procura e volume de atendimento de utentes: a medicina interna, “uma das áreas com maior pressão assistencial, visto que é transversal a várias especialidades médicas e desenvolve atividade no serviço de urgência, internamento, hospital de dia e consulta externa”; e a contingência, que “trata de gerir, juntamente com o serviço de urgência, a pressão assistencial característica deste serviço, permitindo alargar a capacidade de resposta do hospital em períodos de maior procura”.
“Em mais de 22 anos, de experiência como gestor na área da saúde, este processo foi resolvido com uma extraordinária rapidez, pelo ministério da Saúde, o que evidencia bem a preocupação que todos temos de ter o máximo de recursos humanos, possíveis, para tratar bem os nossos doentes”, destacou Henrique Capelas, presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa.
“Este reforço do quadro de pessoal, nomeadamente de enfermeiros e técnicos auxiliares, permite manter a resposta em serviços absolutamente estratégicos para a ULS. Aproximar e integrar cuidados de saúde implica investir em capacidade humana e foi com grande agrado que vimos a disponibilidade do Ministério da Saúde para responder a esta necessidade”, acrescentou.
O plano de execução orçamental para o período 2024-2026 prevê a admissão de um total de 358 enfermeiros e 137 técnicos auxiliares de saúde, o que permitirá melhorar a capacidade assistencial e a resposta à população dos 11 concelhos abrangidos pela Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa.