O Hospital de São João, no Porto, está a enviar uma média de 40 doentes por dia para o Centro de Atendimento Clínico da Prelada. Em três meses, já foram referenciados mais de 2.600 casos com pulseiras verdes e azuis, o que está a conseguir "reduzir a pressão" sobre o Serviço de Urgência da unidade de saúde pública.
Corpo do artigo
Segundo o Hospital de São João, no corrente mês, está a ser encaminhada para o Centro de Atendimento Clínico (CAC) uma média diária de 40 utentes não urgentes. Nos últimos três meses, já foram assistidos naquela unidade do Hospital da Prelada, da Santa Casa da Misericórdia do Porto, mais de 2.600 casos de pulseiras verdes e azuis, enviados por aquele centro hospital.
A medida já está a provocar efeitos na redução da pressão sobre as Urgências do Hospital de São João, uma vez que já abrangeu mais de 50% dos utentes elegíveis para o projeto. "Existem menos pessoas aglomeradas nas salas de espera e os tempos de atendimento aos doentes são menores", especifica Cristina Marujo, diretora do Serviço de Urgências (adultos) do Hospital de São João.