Competição internacional de veteranos espera juntar cerca de 6000 pessoas, entre atletas e acompanhantes
Corpo do artigo
"Uma lufada de ar fresco". É, assim, que os agentes hoteleiros olham para o Campeonato Europeu de Veteranos, prova de atletismo que, entre 20 e 27 deste mês, vai reunir 2348 atletas de 42 nacionalidades em Braga. Há alojamentos já perto da lotação máxima, outros com um crescimento significativo nas reservas.
Entre atletas, acompanhantes e outros visitantes, a organização, a cargo da European Master Athletics (EMA), espera a presença de "cerca de 6000 pessoas" no evento. Segundo Sameiro Araújo, vereadora do Desporto do Município, dos 2348 participantes, "apenas 347 são atletas portugueses". Só da parte da organização, entre juízes das provas, voluntários, prestadores de serviços e elementos das equipas técnicas contam-se "290 pessoas". "Vai ser extremamente positivo para a hotelaria, restauração e comércio local", reforça a responsável.
O setor corrobora as boas perspetivas. "Estamos com a taxa de ocupação a 90% para essa data. É um aumento significativo, porque nesta altura não chegamos sequer aos 50%", adiantou uma fonte do hotel Vila Galé. No Mercure, uma das maiores unidades hoteleiras de Braga, o mesmo cenário. "A taxa de ocupação ronda os 80%" para essa semana. Atualmente, estamos bem abaixo dos 50%", confidenciou um funcionário.
Márcia Alves, rececionista no Hotel Dom Vilas, fala de "uma lufada de ar fresco". Tem 60% dos quartos ocupados "e ainda uma pré-reserva". No Meliá, o diretor-geral confirma que as reservas "estão a aumentar", sem avançar dados concretos.
Opinião partilhada por Varico Pereira, dos Hotéis do Bom Jesus, que aponta "um crescimento de 20% nas reservas" para a data da competição. "Dá esperança para que se retomem os eventos sem lotação", sublinha o administrador.
Braga é a primeira cidade portuguesa a receber o Campeonato Europeu de Veteranos em pista coberta, competição destinada a atletas com mais de 35 anos. "Não há limite de idade. É a festa do desporto veterano e temos atletas medalhados olímpicos, como o Francis Obikwelu", revela Sameiro Araújo, falando de um público "muito exigente". "Olham a todos os pormenores, são extremamente competitivos. Daí que temos alguns juízes internacionais na pista", conta.
As provas vão acontecer no Altice Forum Braga, Centro de Lançamentos Dr. Braga dos Anjos, Estádio 1º Maio, Regimento Cavalaria 6 (corta-mato) e Monte Picoto (marcha e estrada).