O Turismo do Porto e Norte de Portugal revelou que os hotéis dos concelhos de Braga, Porto, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia "estão perto da lotação máxima" para as festas do São João.
Corpo do artigo
Em comunicado, a entidade regional de turismo referiu que "os espanhóis lideram a procura, em mais de 50%, mas, corroborando os dados obtidos recentemente na Loja Interativa do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, franceses, britânicos e brasileiros também vão celebrar o São João no Porto e Norte".
"Em Braga, as unidades hoteleiras no Centro Histórico estão a 100%, fora do Centro Histórico atingem já os 80%. Em Vila do Conde, há unidades com a semana toda preenchida, o mesmo acontecendo em Vila Nova de Gaia e Porto", pormenoriza o comunicado do TPNP, sublinhando que o fenómeno se estende ao restante território.
Como a festa não se resume aos concelhos onde o dia 24 de junho é feriado municipal, o Turismo do Norte sublinhou que há unidades hoteleiras noutros municípios "com uma ocupação interessante". Em causa está o período entre a próxima segunda-feira e domingo seguinte.
Este ano, o S. João calha a uma sexta-feira, o que potencia um fim de semana prolongado. Além da festa, os turistas podem aproveitar a estadia para visitarem a região, dando corpo à estratégia de promoção integrada que está a ser feita pelo Turismo do Norte.
A grande noitada da festa acontece de quinta para sexta, com Porto, Gaia, Vila do Conde e Braga a apostarem forte num cartaz com muita animação e fogo de artifício.
De ano para ano, a internacionalização do arraial tem sido uma realidade, com muitos estrangeiros a marcarem presença na festa, sobretudo nas ruas do Porto.