Concurso para obra de 13,7 milhões de euros concluído sem vencedor. Bispo do Porto, D. Manuel Linda, tinha lançado simbolicamente a primeira pedra em março do ano passado.
Corpo do artigo
A construção de um hotel no Seminário Maior, edifício com quatro séculos junto ao Paço Episcopal, no Porto, está em banho-maria. O concurso público lançado pela diocese para a execução dos trabalhos, com um preço-base de 13,7 milhões de euros, foi concluído sem que tenha sido escolhido um vencedor.
De acordo com um anúncio publicado no "Jornal Oficial da União Europeia", o procedimento teve apenas um candidato, mas que acabou por não ser escolhido. Não se especifica, contudo, as razões que levaram à decisão de não adjudicar a empreitada. A apresentação de valores acima do preço-base e a falta de alguma da documentação ou de pagamento de caução exigida são razões frequentes para que propostas a concursos públicos não sejam consideradas.
Fundos europeus
O procedimento para a "empreitada de reabilitação do Seminário Maior da Nossa Senhora da Conceição e Edificação do Maior Oporto Hotel" foi lançado em 23 de janeiro. O preço-base era de 13,7 milhões de euros e o empreendimento contava com apoio de fundos europeus. Previa-se um prazo de construção de dois anos. Em 28 de março do ano passado, o bispo do Porto, D. Manuel Linda, chegou descerrar, simbolicamente, uma lápide relativa ao início da reabilitação do seminário e da construção da hospedaria e a abençoar a primeira pedra da empreitada. Na altura, a expectativa era avançar com a obra alguns meses depois. O concurso foi lançado em janeiro deste ano, chegando agora ao fim sem qualquer vencedor.
No Seminário Maior, o objetivo é "dotar o edifício [datado do século XVI] de níveis de comodidade, conforto e acessibilidade adequados aos dias hoje". Terá "46 quartos para seminaristas e cinco quartos superiores", dizia o projeto.
O Maior Oporto Hotel também nascerá na encosta da Sé, com 53 quartos num conceito de hospedaria monástica. Ao contrário do hotel no Seminário de Vilar, onde a exploração é da siocese, na Sé a ideia é entregar a unidade a uma concessionária.
Saber mais
Parcela cedida
O projeto divulgado pela diocese contempla a cedência de uma parcela para o domínio público, de acesso livre a toda a gente, que ligará o Largo do Colégio às escadas do Barredo, com vistas únicas e de proximidade para o rio Douro e as suas margens.
Compra em 1834
As instalações do Seminário Maior, junto ao Paço Episcopal, foram adquiridas ao Estado pela diocese do Porto em 1834.