O primeiro hotel de cinco estrelas de Olhão vai ser inaugurado ainda este mês. Para o presidente da Câmara, Francisco Leal, a nova unidade representa uma forte aposta para potenciar o turismo numa cidade que "tem passado ao lado" do sector.
Corpo do artigo
Além de escassa, a oferta hoteleira do concelho está mais concentrada na zona rústica, pelo que a abertura do novo hotel está a gerar "expectativas altíssimas" quanto ao desenvolvimento económico de Olhão, sublinhou Francisco Leal.
Localizado junto à Ria Formosa, o novo hotel - o oitavo do grupo Hotéis Real e o terceiro de cinco estrelas -, é complementado pelo Real Marina Residence, empreendimento com 80 apartamentos.
Turismo mais reflectivo
Em declarações à Lusa, Francisco Leal salientou que, pelo facto de Olhão ter abraçado "mais tarde" o sector turístico, pode dar-se ao luxo de ser "mais reflectivo", pelo que só faz sentido que se promova turismo de qualidade.
"Existe muita oferta na região e nós achamos que só faz sentido se o turismo for de qualidade", afirmou o autarca, que lembra o efeito multiplicador que a abertura do hotel pode ter em sectores complementares como o comércio ou a restauração.
"O facto de estar localizado na zona ribeirinha vai contribuir para desenvolver outras actividades", sublinhou, lembrando que existem "ilhas paradisíacas" mesmo em frente e que a cidade é também rica em zonas para visitar.
Para a zona nascente da cidade está ainda previsto um projecto turístico que inclui um aldeamento, hotel e campo de golfe, projecto cujo Plano de Pormenor já foi aprovado, revelou Francisco Leal.
Por outro lado, vai também ser lançado em breve o concurso para a atribuição de 1100 camas turísticas ao abrigo do Plano Regional do Ordenamento do Território (PROT) do Algarve, acrescentou o autarca.
"Já temos investidores interessados, mas vamos ser muito exigentes", conclui, sublinhando, porém, que quer ver as camas distribuídas não só pela cidade como nas imediações e pelo barrocal, mas sempre com um carimbo de qualidade.