<p>Uma idosa foi colhida por uma vaca brava, esta quarta-feira de manhã, em Samora Correia, no concelho de Benavente, tendo sofrido vários hematomas na cabeça e nas costas. Com 70 anos, a vítima teve de ser transportada pelos bombeiros de Samora ao Hospital Reynaldo dos Santos, em Vila Franca de Xira, de onde só teve alta a meio da tarde.</p>
Corpo do artigo
O acidente terá ocorrido pelas 10.30 horas, na Avenida Egas Moniz, uma das principais da localidade ribatejana, junto aos bombeiros, depois da vaca ter fugido de uma quinta da cavaleira tauromáquica Sónia Matias, perto do centro da vila. O animal conseguiu sair da propriedade durante o treino da cavaleira.
Segundo o comandante dos bombeiros, Miguel Cardia, tendo em conta a proximidade do episódio, a vítima "foi prontamente socorrida, queixando-se apenas de dores na cabeça e na grelha costal [costas]". "O seu estado era estável mas devido à idade e ao choque, estava muito nervosa", acrescentou.
Após atingir a idosa, a vaca continuou a deambular pela avenida, sem ter provocado quaisquer ferimentos noutros transeuntes, apesar do pânico que espalhou.
Fonte da GNR de Samora, que foi enviada para o local, explicou, ao JN, que o animal terá sido encurralado num terreno pelos carros dos bombeiros e pelos militares. Aí, o animal acabou por ser pegado por um forcado amador e transportado à quinta, sem ter existido a necessidade da GNR de Samora o abater. O JN tentou, sem sucesso, obter uma reacção da cavaleira Sónia Matias.