Uma mulher de 76 morreu depois de ser atacada por cães da família, na própria habitação, em Samora Correia, concelho de Benavente. O caso aconteceu no passado sábado à tarde, numa altura em que a vítima estaria sozinha em casa. Os animais, da raça Grand Danois (Dogue Alemão), foram, entretanto, retirados da habitação.
Corpo do artigo
O alerta foi dado cerca das 13.40 horas. No local, os bombeiros encontraram a vítima caída, “com ferimentos pelo corpo todo”, descreveu António João Lopes, subchefe dos Bombeiros Voluntários de Samora Correia. A mulher ainda foi transportada com vida para o hospital de Vila Franca de Xira, mas não resistiu aos ferimentos e, poucas horas depois, faleceu.
Fonte oficial da GNR adiantou ao JN que, na sequência do ataque, o veterinário municipal procedeu à recolha de três cães da família. Ficarão em quarentena durante 15 dias, altura em que se avaliará a situação e se tomará uma decisão relativamente ao seu destino. “A partir do momento em que um destes animais ataca um humano, passa a ser considerado perigoso, mesmo que não seja de uma raça identificada na lei como potencialmente perigosa”, acrescentou a mesma fonte ao JN.
Os Grand Danois são animais de grande porte, sendo que alguns machos podem chegar aos 90 quilos de peso e um metro de altura.