
Agressor estava no lar há apenas duas noites e teve um surto psicótico
Foto: Direitos reservados
Um utente, de 78 anos, agrediu um colega, de 91, no Lar de Fornelos, em Fafe, durante a noite da passada quarta-feira. Acabou por ser expulso da instituição.
Corpo do artigo
A vítima encontrava-se acamada e em estado de total dependência. Em consequência do ataque, o nonagenário sofreu ferimentos graves e teve de ser transportado ao Hospital de Guimarães, de onde deverá ter alta durante esta sexta-feira.
As agressões, detetadas às primeiras horas da manhã desta quinta-feira, aconteceram na sequência de um surto psicótico do homem de 78 anos. Segundo a presidente da Associação Recreativa de Fornelos, responsável pelo lar Rosa Maria Pinheiro, o agressor tinha dado entrada na instituição há duas noites e o seu perfil não era conhecido, apesar de estar em lista de espera há mais de uma ano. "As famílias deixam-nos aqui e não nos dizem nada", lamentou.
"O senhor, de 91, é uma pessoa totalmente dependente, está numa cama articulada. Não houve nenhuma luta entre os dois, nem podia haver porque o senhor mais velho é completamente incapaz", esclarece Rosa Maria Pinheiro. "Estamos muito abalados porque não sabíamos que este utente, que nos chegou há duas noites, tinha este perfil. Caso soubessemos, nunca os teríamos colocado juntos", referiu.
Depois de estabilizada no local pelos Bombeiros Voluntários de Fafe e pelo INEM, a vítima foi transportada ao Hospital de Guimarães. O septuagenário acabou por também receber tratamento hospitalar, por se encontrar em estado de grande alteração nervosa.
Expulso do lar
A presidente da Associação Recreativa de Fornelos garantiu que o agressor "não voltará a entrar na instituição" e que a família já foi informada dessa decisão. Quanto à vítima, "deve ter alta durante o dia de hoje". "Vamos recebê-lo com todo o carinho, colocá-lo num quarto particular e fazer tudo para o acolher da melhor forma", adiantou.

