A diretora de serviços do Centro Paroquial de Paderne, Melgaço, alvo de polémica por ter dado a cruz a beijar no domingo de Páscoa, informou que os testes a Covid-19 efetuados aos utentes e colaboradores da instituição deram negativo.
Corpo do artigo
Lurdes Gonçalves garante que "todos os 15 utentes e os 16 funcionários testaram negativo" para o novo coronavírus. Os testes tinham sido realizados no sábado, na véspera do dia em que a diretora de serviço deu cruz a beijar a 17 utentes da instituição, quatro deles nas suas residências.
12064163
A ação foi divulgada na página oficial da própria IPSS, através de um vídeo que foi entretanto apagado. As imagens mostravam a diretora com luvas a dar a cruz a beijar aos idosos, um por um, desinfetando-a antes de a oferecer para ser beijada. O vídeo gerou uma onda de críticas nas redes sociais.
12063789
"Aceito todas a críticas em relação a este gesto que foi inteiramente meu. Analisando friamente a situação, era desnecessário. Pensei muito com o coração e menos com razão, e deixei-me levar pelo sentimentalismo da época", referiu na segunda-feira, justificando: "Achei que era um risco controlado".
Segundo Lurdes Gonçalves, a GNR terá estado na instituição para "fazer registo de ocorrência, mas disse que não constituía crime".