Idosos do Alto Minho contam histórias de vida para inspirar gerações
Henrique Silva, antigo diretor da Bienal de Arte de Vila Nova de Cerveira, atualmente com 91 anos de idade, é um dos protagonistas do livro "Incríveis Pessoas Comuns", que vai ser apresentado esta terça-feira no Auditório do Centro Paulo VI, em Darque, Viana do Castelo.
Corpo do artigo
A história de vida do artista plástico, com o título "A Arte do acontecimento", junta-se a outras 13 de pessoas mais velhas (mais ou menos anónimas), nas página da obra da autoria de um dirigente de uma instituição de terceira idade. Vasco Araújo, diretor Executivo no Centro Paroquial e Social de Lanheses, em Viana do Castelo, compilou 14 relatos de utentes de IPSS"s do Alto Minho para, segundo o próprio, "inspirar gerações vindouras".
"Fico super grato por cada oportunidade de poder, enquanto estiver neste sector e com a ajuda e confiança que tenho recebido, pelo menos, tentar acrescentar algo que seja positivo e que possa, de algum modo, impactar positivamente a vida de pessoas mais velhas", comenta Vasco Araújo, acrescentando que aqueles utentes "legitimam todos os dias, só com a sua existência muitos postos de trabalho e que merecem no ocaso da vida, apesar de todas as dificuldades, o melhor cuidado".