Idosos retirados de lar em Santo Tirso atingido por incêndio já regressaram

Utentes regressaram ao lar durante a noite
Foto: Trofa TV
Os 35 idosos retirados na segunda-feira à noite, de um lar de idosos em Areias, no concelho de Santo Tirso, na sequência de um incêndio, já regressaram à instituição. Dois tiveram necessidade de ir ao hospital por serem dependentes de oxigénio, mas também já tiveram alta.
"Por volta das 2.30 horas já todos os idosos tinham regressado ao lar", adiantou, ao JN, Vítor Pinto, comandante dos Bombeiros Voluntários Tirsenses. O fogo deflagrou na lavandaria pouco depois das 21.30 horas e, às 22.45 horas, já estava extinto.
Os utentes que estavam mais próximos da zona do incêndio (38) foram levados para o centro de apoio montado no pavilhão municipal de Santo Tirso.
Mas, segundo o comandante dos Bombeiros Tirsenses, antes da retirada, duas equipas do Instituto Nacional de Emergência Médica de Portugal (INEM) - da viatura médica de emergência e reanimação de Famalicão e ambulâncias de suporte imediato de vida de Santo Tirso - retiraram todos os 79 utentes.

Fotos: Trofa TV
"Duas equipas do INEM avaliaram os utentes que saíram e os que ficaram. Todos foram vistos", garantiu o comandante. Houve necessidade de transportar dois utentes, dependentes de oxigénio, aos hospitais de Santo Tirso e Famalicão "para o seu melhor conforto".
Condições repostas
Vítor Pinto esclareceu que, pouco antes da uma da manhã, as condições do lar (ventilação e salubridade) já tinham sido verificadas. Por isso, garantidas as condições, os idosos puderam regressar à instituição.
Por volta das 2.30 horas todos os utentes retirados já tinham regressado ao lar. Cerca de 30 minutos depois, as operações estavam totalmente concluídas.
Na operação de socorro, retirada e apoio estiveram envolvidas 103 pessoas, apoiadas por 28 veículos. Além de 49 operacionais dos Bombeiros Tirsenses, Vila das Aves e Santo Tirso, estiveram também envolvidos elementos da câmara municipal, PSP, GNR e INEM.
