Igreja cria "atendimento espiritual" para comunidade académica de Viana do Castelo
O Diocese de Viana do Castelo anunciou a criação, a partir de novembro, de um serviço de "atendimento espiritual" à comunidade académica. Segundo o Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior, a iniciativa é uma das ações previstas no seu plano de atividades para o ano académico e pastoral 2025/2026.
Corpo do artigo
O serviço, que ficará a cargo de um sacerdote, funcionará, para já, na Escola de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), à quinta-feira à tarde e pretende atender "anseios e dificuldades" dos alunos e professores.
O arranque do projeto foi anunciado na segunda-feira, num evento que decorreu num bar no centro histórico da cidade de Viana do Castelo, na presença do bispo diocesano, D. João Lavrador, e da vice-presidente do IPVC, Ana Sofia Rodrigues.
Na ocasião, o padre Renato Oliveira, diretor do Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior, adiantou que D. João Lavrador destaca a necessidade de a Igreja estar presente no Ensino Superior, ao qual chama um "areópago dos tempos modernos".
E especificou que, ao longo deste ano, aquele departamento "procurará concretizar esta presença" através da realização de "várias tertúlias nas diferentes escolas do IPVC, da realização de celebrações litúrgicas, entre as quais se destacam a Bênção do Caloiro e a Bênção das Pastas e da disponibilização de um serviço de atendimento aos estudantes". Renato Oliveira adiantou ainda que o departamento que dirige se encontra "em contacto com os responsáveis nacionais do projeto católico Missão País, tendo em vista a possibilidade de implementar o projeto no Instituto Politécnico de Viana do Castelo".
"A academia não é uma realidade para si mesma, mas para a sociedade", defendeu D. João Lavrador, defendendo a importância da "presença da Igreja com uma proposta de humanização, de formação integral e com valores sólidos que ajudem a construir líderes capazes de servir o bem comum". Incentivou ainda "toda a comunidade académica a envolver-se neste caminho, que se afina com a experiência, com abertura e participação de todos".
A próxima atividade organizada pelo Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior de Viana do Castelo será uma tertúlia, subordinada ao tema "Arte, cultura e espiritualidade", no próximo dia 22 de outubro, às 18.30 horas, na ESE-IPVC, com a intervenção do padre Christopher Sousa.