A única igreja da localidade de Fonte Grada, concelho de Torres Vedras, está desde Outubro encerrada ao culto por falta de condições de segurança, concluiu um relatório da Câmara Municipal.
Corpo do artigo
"Não há celebrações, nem catequese nem nada porque pedimos uma vistoria à Câmara que aconselhou o encerramento da igreja", datada do século XVI, contou à agência Lusa Simão Luz, da comissão de obras da igreja, formada pela paróquia.
O relatório da vistoria aponta para a existência de "fissuras e fendas de dimensões e espessuras consideráveis, com tendência a piorar".
Tendo em conta que o problema foi detectado em Agosto e "pela rapidez com que as rachas estão a evoluir", a autarquia concluiu que "a igreja não deverá ser utilizada até à conclusão das obras conducentes à eliminação das deficiências".
Simão Luz adiantou que "existem rachas na fachada e na abóbada com um e dois centímetros", por isso "temia-se sobretudo pela segurança das 70 crianças" que frequentam a catequese.
Até que haja uma intervenção de fundo, as celebrações religiosas, que ocorrem uma vez por semana e a catequese estão a ser dadas na colectividade da aldeia.