
Ação desta quinta-feira visou uma casa onde uma mulher reside com quatro filhos.
Foto: Direitos reservados
O Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) regressou esta quinta-feira ao Bairro de Santo António, em Odivelas, com a PSP, para mais uma ação de despejo das casas em zona de risco de cheias
Corpo do artigo
Na terça-feira, duas habitações onde residiam seis crianças no total foram alvo de despejo. A ação desta quinta-feira, de acordo com uma moradora ao JN, visou uma casa onde uma mulher reside com quatro filhos.
O IHRU, na terça-feira, adiantou que cumpriu sentenças proferidas pelo Tribunal de Loures e que todos os ocupantes foram notificados nos termos previstos na lei. Em paralelo, o organismo do Estado diz ter pedido a "intervenção das entidades assistenciais competentes para prestar todo o apoio tido por necessário aos ocupantes/agregados envolvidos".
A entidade esclarece que as habitações integram um edifício cuja demolição está prevista há vários anos, aguardando a desocupação integral, devido a riscos estruturais e à sua localização em zona ameaçada pelas cheias, conforme definido no Plano Diretor Municipal de Odivelas. As construções situam-se na confluência de duas linhas de água e apresentam características construtivas de alvenaria autoportante com coberturas em estrutura de madeira, o que agrava significativamente o risco em caso de fenómenos climáticos extremos.

