Australiano Campbell Diamond e italiano Ettore Scandolera estreiam o palco. Até dia 10 há concertos, masterclasses, workshops, estágio para alunos e até uma conferência sobre a Viola Amarantina.
Corpo do artigo
Arranca esta noite de sexta-feira o III Festival de Guitarra de Amarante, iniciativa que, até ao próximo dia 10, leva ao auditório do CCA - Centro Cultural de Amarante Maria Amélia Laranjeira alguns dos mais virtuosos do mundo na guitarra clássica. São os casos de Goran Krivokapic e de Joaquín Clerch.
Os laureados, Campbell Diamond, vencedor da categoria F e Ettore Scandolera, vencedor da categoria E, da II edição do Festival são os primeiros a pisar o palco. O concerto é às 22h, no auditório do CCA.
Além dos concertos e masterclasses que marcarão o festival, o grande alvo das atenções do Festival continuará a estar centrada no concurso de guitarra que engloba diversas categorias, para guitarristas a partir dos 8 anos e sem limite de idade. Cinco mil euros é o montante do Prémio ao vencedor na categoria F (maiores de 20 anos). Está igualmente prevista para o dia 4, segunda-feira, a realização de uma conferência sobre a Viola Amarantina.
O montenegrino Goran Krivokapic atua, domingo, no auditório do CCA. Na sexta-feira, dia 8, será a vez do concerto do cubano Joaquín Clerch. Os dois vão ainda dar uma aula de guitarra (masterclass) nomeadamente aos alunos do CCA. Os magos da guitarra irão transmitir parte dos saberes pessoais na arte do manuseamento das cordas da guitarra clássica.
Amanhã, sábado, o Festival abre-se à comunidade com o concerto de Amir John, em pleno Largo de São Gonçalo, a partir das 22 horas. Amir John, guitarrista de flamenco, autor de "Pasando por Tabernas" irá centrar a sua atuação no novo álbum a solo "9 guitarras".
O Centro Cultural de Amarante Maria Amélia Laranjeira organiza o evento, a Câmara local apoia.