Iluminações de Natal de Aveiro com história e menos 100 mil euros do que em 2024
À semelhança do que aconteceu no ano passado e há dois anos, as iluminações de Natal, em Aveiro, vão evocar o património cultural do município. Será a última época natalícia abrangida pelo concurso de conceção, lançado pela Câmara aveirense, para o período 2023-2025, do qual saiu vencedor a empresa Carvalho Iluminações, de Viseu. No entanto, o investimento deste ano é 100 mil euros inferior de 2024 - quando a cidade defendeu o título de Capital Portuguesa da Cultura - e vai fixar-se nos 150 mil euros.
Corpo do artigo
O azul será a cor predominante das iluminações. E, por todo o lado, vão estar espelhados nas luzes natalícias elementos característicos de Aveiro: os ovos moles, os moliceiros, a ria, os pescadores, o sal, os marnotos, as salineiras e a natureza. A criação da empresa viseense valoriza, segundo a Câmara, "o espaço público e a identidade local, num ambiente onde a tradição e a expressão contemporânea se cruzam, dando origem a uma verdadeira sinfonia de luz e arte".
O investimento em causa já estava definido desde o concurso público de conceção: 200 mil euros em 2023, 250 mil em 2024 e 150 mil em 2025.