Dez equipas participaram este domingo na corrida de Laundos, com construções artesanais, num evento solidário com escoteiros e dedicado ao brinquedo. Toy Story venceu.
Corpo do artigo
“Desde as noites a trabalhar no carro até à descida, é sempre uma animação” – quem o diz é Jorge Capelo, que vestiu a pele de Woody, o herói do Toy Story. Estava lá o inseparável Buzz, a Gabby, o Rex, o sargento, a Barbie e até os homenzinhos verdes. Dezoito pessoas passaram três semanas a colar, pintar, soldar, aparafusar, “aproveitando todos os bocadinhos”.
Este domingo, vestiram-se “a rigor” e, num carro “igualzinho ao do filme”, saíram para a festa. Ganharam. “É muito mais do que a descida. É o convívio, é a brincadeira. É muito giro. É o nosso Carnaval!”, garante Mário Moreira, que fez de Buzz. Ao lado, estava um cubo mágico, mais à frente uma Nintendo e o Super Mário, um peão, uma retroescavadora e uma fisga.
Foram dez, este ano, os que se aventuraram pelos 850 metros do Monte Félix abaixo num carro sem motor, com gincanas e saltos à mistura, na 12.ª Descida de Carros Artesanais, que invadiu Laundos, na Póvoa de Varzim, e que teve como tema o brinquedo. Junta-se a família, fortalece-se o espírito de comunidade e, pelo meio, angariam-se fundos para a nova sede dos escoteiros da freguesia, cuja obra já começou.
“É a sétima vez que vimos. Começamos num ano que o tema era as profissões e, como eu sou motorista, fizemos um camião americano”, conta Mário, sorrindo. Joana Santos (ou a Gaby Gaby) tem cinco anos e é a mais nova do grupo, mas nem por isso está menos empenhada em encarnar a personagem. Na numerosa equipa há pais, filhos, sobrinhos, amigos, quase todos de Laundos.
Os carros são feitos à mão com papel, cartão, madeira, bocados de chapa, plásticos, tecidos, peças velhas e tudo mais que se for encontrando. Depois, é dar largas à imaginação: do carro do Super Mário saía o som do videojogo, as barbies mais pareciam as super-animadas matrafonas diretamente saídas do Carnaval de Torres Vedras, na retroescavadora estava uma equipa composta por colegas de trabalho com os seus filhos.