A reabilitação da Biblioteca Pública Municipal de Gaia, investimento de 1,3 milhões de euros que demorou um ano e meio a concretizar, foi inaugurada nesta sexta-feira pelo ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva.
Corpo do artigo
Além da recuperação do edifício, a empreitada incluiu a "reorganização funcional interior das diferentes valências, com a melhoria das condições construtivas, térmicas, energéticas e de acessibilidade para todos".
Ao nível do rés-do-chão, por exemplo, privilegiou-se uma "relação visual direta com o jardim frontal, o lago e a via pública". "Este espaço foi preparado para que possam existir uma maior interatividade geral e pontuais acontecimentos culturais, como dias de inauguração de exposições ou lançamento de livros. Pretende-se que seja assumidamente um piso de maior fruição do público que acede à biblioteca para serviços como consulta, empréstimos, devoluções ou leitura de jornais", explica a Autarquia.
O piso superior destina-se essencialmente a estudo e a investigação, sendo que a cave "apresenta abertura direta para o corredor de serviço externo existente entre os equipamentos, e continuará a funcionar como armazém de livros, material documental e didático variado, possuindo algumas salas para reparação de material e especificidades do serviço de biblioteconomia".
O projeto contemplou, ainda, um deck no jardim, que funciona como expansão do piso do rés-do-chão para o exterior, permitindo uma fruição mais lúdica da biblioteca. "Esse espaço agregado à sala multiusos permitirá, ainda, a realização de projetos educativos e culturais ao ar livre, tendo sido acautelados critérios de segurança e acessibilidade", observa a Câmara.
Trata-se de segunda biblioteca no país a apresentar um percurso tátil para pessoas invisuais - uma faixa de percurso a preto, e com relevo, sobre o pavimento em mármore, que se inicia ainda no exterior do equipamento.
A Biblioteca Municipal de Gaia foi criada em 1933, a partir de uma "biblioteca popular", constituída por um pequeno núcleo de livros. Após ter ocupado diversas instalações, a biblioteca passou a ocupar o atual edifício em 1979. Foi construído de raiz pela Câmara de Gaia, segundo o projeto do arquiteto Lobato Guimarães.