A obra de reabilitação da igreja do Convento de São Salvador de Paderne, em Melgaço, que custou cerca de um milhão de euros, vai ser inaugurada amanhã.
Corpo do artigo
A inauguração, com presença do Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, foi anunciada esta segunda-feira pela câmara local, e contempla a primeira fase de uma intervenção de recuperação, conservação e valorização da igreja. Obra financiada no âmbito do FEDER, Norte 2020, num investimento global de 1,053 milhões de euros (500 mil de financiamento público nacional e 553 da Direção Geral do Tesouro e Finanças).
O templo apresentava "graves condições de conservação, com risco de perda de património", recorda a autarquia. "Com esta intervenção pretendemos devolver a dignidade material a este Monumento Nacional, potenciando a igreja como um recurso ativo para o desenvolvimento do concelho, mas também da Região Norte no âmbito do Turismo Cultural e Religioso", afirma o autarca de Melgaço, Manoel Batista.
A primeira fase de obra permitiu "recuperar e reabilitar todo o edifício a nível estrutural", disse o autarca. Ainda falta concluir "o projeto integral de conservação, restauro e requalificação de todo este património", acrescentou Manoel Batista.
"A segunda fase de obras inclui ainda novos equipamentos de iluminação, renovação do presbitério e do mobiliário litúrgico. Será também implementado um novo sistema de luminária e sinalética de emergência, telecomunicações, sistema de som, novo circuito de tomadas, colocação de meios de primeira intervenção de combate a incêndio, sinalização de emergência, sistema de intrusão e de vigilância", informa a câmara de Melgaço.
Este monumento nacional pertenceu, originalmente, a uma Ordem feminina que, em 1225, foi substituída pela Ordem dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho. E que quarenta anos depois, construiu a igreja românica, também conhecida como Igreja do Divino Salvador.