A Casa da Juventude de Amarante foi inaugurada oficialmente ontem, cerca de cinco anos após ter sido construída, na sequência da requalificação da antiga Casa do Ribeirinho.
Corpo do artigo
Desde 2006 que o espaço tem as portas abertas. Coube ao secretário de Estado do Desporto descerrar a placa evocativa de inauguração do equipamento, que custou 1,5 milhões de euros. Três horas antes, Laurentino Dias já tinha inaugurado o Pavilhão Desportivo de Vila Caiz, que também já serve a EB 2,3 local desde Novembro. O edifício custou aos cofres municipais cerca de 1,4 milhões de euros.
Mas o que motivou atraso na inauguração de uma Casa da Juventude que está em funcionamento há quatro anos? O presidente da Câmara, Armindo Abreu, justificou o adiamento da cerimónia com a existência de uma discoteca no rés-do-chão do edifício. "Considerava que não era decente da nossa parte estar a inaugurar uma casa que, designadamente ao fim-de-semana, não podia funcionar. Foi só por isso", garantiu o autarca socialista. A discoteca, entretanto, transferiu-se para outro local da cidade
Concluída antes das autárquicas de 2005, só no ano seguinte é que a Casa da Juventude passou a funcionar. Sob a gestão do Aventura Marão Clube (AMC), a Casa da Juventude tem promovido intercâmbios internacionais de jovens, entre outras iniciativas. Também o contrato de comodato entre a Autarquia e o AMC foi assinado ontem.
Recorde-se que, inicialmente, era intenção da Câmara criar naquele espaço uma Pousada da Juventude, por intermédio da Movijovem.