Inaugurado novo parque empresarial de Cerveira com 10 empresas em processo de instalação
Uma empresa de construções metálicas, com sede em Barcelos, será das primeiras a instalar-se no novo parque empresarial de Vila Nova Cerveira, inaugurado esta quarta-feira na freguesia de Sapardos.
Corpo do artigo
A Duartesfer, que atualmente emprega 70 pessoas na sua base em Vilar do Monte, adquiriu dois dos 12 lotes disponíveis naquele que será o quinto pólo industrial do concelho de Cerveira, para ampliar a atividade no âmbito do processo de internacionalização. Prevê investir cerca de um milhão de euros e criar, numa fase inicial, pelo menos 15 postos de trabalho.
Para a nova zona empresarial, com uma área total de 32.602 m2, estão previstos mais nove investimentos, todos de capital nacional, nos setores da construção civil e obras públicas, panificação, metalomecânica, comércio, transportes de mercadorias, engenharia e logística.
“Temos cada vez mais empresários a procurarem Vila Nova de Cerveira para investir e era nossa intenção a coesão territorial, por isso investimos aqui no interior do concelho”, declarou o presidente da câmara, Rui Teixeira, referindo que “é uma satisfação ter concretizado o objetivo de criação de mais uma zona industrial e termos já adjudicados todos os 12 lotes que estavam disponíveis”.
O autarca indicou ainda que, caso haja mais procura de investidores, a área empresarial de Sapardos poderá ser ampliada porque “ainda tem margem de progressão ao seu redor para terrenos baldios”.
O novo parque está localizado junto ao nó da A3 (autoestrada Porto-Valença), o que pretende ser uma "mais-valia" para as empresas. “Adquirimos dois lotes de terrenos porque a nossa empresa está em constante crescimento e desenvolvimento, está a entrar na parte de internacionalização e vamos ter que ampliar. Estamos junto à autoestrada que liga a Espanha e aqui temos todas as condições para funcionar", declarou o empresário José Duarte, da fábrica de Barcelos que ali se vai instalar.
“O nosso produto são edifícios metálicos, pavilhões industriais e não só, serralharia também. Estamos a crescer e temos máquinas já para a indústria 4.0, preparadas com alta produção, e o espaço em Barcelos começa a ser curto”. O empresário acrescentou que outro objetivo da escolha da nova localização, onde “dentro de um ano” espera iniciar atividade em dois pavilhões, é também “tentar arranjar mão de obra, que escasseia”.
A criação do quinto parque empresarial de Cerveira foi concluída em 2024. Trata-se de um investimento de cerca de 1,3 milhões de euros, cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte 2020, através de um fundo FEDER (de cerca de 667 mil euros).
Vila Nova de Cerveira pousou desde a década de 80 dois loteamentos industriais de cariz municipal, onde se encontram instaladas cerca de 40 unidades empresariais.
Mais recentemente foi criado o Parque Industrial do Fulão (privado) e um quarto pólo afeto à empresa João Pires Internacional Transportes, de armazenagem e apoio logístico, com uma área total de cerca de 25 mil m2. Estes quatro pólos industriais encontram-se instalados nas freguesias de Campos, Vila Meã e Cornes.